Buscar
Belo Horizonte; Minas Gerais – Brasil
- Rogério e Rita

- 5 de jan. de 2023
- 12 min de leitura
Belo horizonte é a capital de Minas Gerais e também conhecida como a Capital dos Botecos, tem o maior aquário de água doce do Brasil o Aquário da Bacia do Rio São Francisco, a invenção da Coxinha com Catupiry, o Mercado Central onde é o lugar mais visitado na capital mineira e entre várias atrações, está conectada com a cultura, a arte e a gastronomia junta com a principal especialidade que é receber bem a todos que chegam para conhece-la.
Jeito de capital com o tempero da cidade do interior, consegue deixar seus visitantes sentir-se em casa, logo contagia com o seu jeito de falar mineirinho, pãozin de queijim quentin, cafezin, os trens, beagá, ..., quando menos você percebe já está com o sotaque mineirin.
Belo Horizonte está localizada na região sudeste do Brasil, rodeada por montanhas, conhecida também pelo seu estádio o Mineirão, nas proximidades da Lagoa da Pampulha onde você vai encontrar a Igreja e São Francisco de Assis que foi concebida pelo Oscar Niemeyer.
Alguns pontos Turísticos de Belo Horizonte:
Aqui estão alguns dos pontos turísticos de Beagá, que conta com rico circuito cultural e vários são gratuitos, podemos citar alguns: o Museu da Praça da Liberdade, Conjuntos Arquitetônico da Pampulha, Igrejinha de São Francisco, Casa de Baile, Casa de Kubitscheck, Museu de Arte da Pampulha. Há também muitos parques e mirantes do: Mangabeiras; Parque da Serra do Curral; Sapucaí; Praça do Papa; Parque Professor Amilcar Vianna Martins; Cristo Redentor – Barreiro; Parque Municipal Américo Renné Giannetti.
Na Praça da Liberdade, além do passeio na praça, em seu torno, vai conhecer o CCBB, Memorial Minas Gerais, Museu de Minas e do Metal, Espaço do Conhecimento da UFMG, Casa FIAT de Cultura, Centra de Ate Popular, Museu Mineiro, Edifício Niemeyer, Palácio da Liberdade um pouquinho mais afastado e vale a pena conhecer, Biblioteca Pública de Belo Horizonte, Museu de Artes e Ofícios, Palácio das Artes.
Também o Mercado Central de Belo Horizonte, a Basílica Nossa senhora de Lourdes e a Igreja Nossa senhora de Boa Viagem.
Com pode perceber são várias atrações que descrevemos, porém há muitas outras que você vai conhecendo com o seu tempo a sua disposição, que com certeza, irão te encantar cada vez mais.
Clima em Belo Horizonte:
Belo Horizonte em todo período do ano, se torna bem atrativo para visitar e conta com o verão quente, o inverno seco e com temperaturas amenas. Entre abril e setembro tem suas temperaturas baixas e as chuvas tornam-se escassas, à noite podendo chegar com mínima de 10°C, porém no dia muito agradável.
Como chegar em Belo Horizonte:
Para quem pretende fazer seu passeio por via área poderá contar com 02 opções, a principal e mais utilizada é o aeroporto é o da cidade mineira de Confins, Aeroporto Internacional de Confins - Tancredo Neves e está à 41 Km de distância e as opções chegar de carros e ônibus, a outra opção é o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte - Pampulha que está próximo a Lagoa da Pampulha com acesso à transportes públicos e metrô com a distância 9 Km do centro de Belo Horizonte, porém atualmente só está atendendo voos de pequeno porte, particulares, executivos, taxi aéreo.
Para quem viaja de carro, as entradas principais e acesso rodoviário, são a BR-040 (viajantes de Rio de Janeiro e de Brasília), a BR-381 (viajantes de São Paulo) e a BR-262 (viajantes de Espírito Santo).
Aqueles que viajam de ônibus vai chegar no Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro, próximo a Praça Rio Branco, no centro de Belo Horizonte e terão varias opções de destinos urbanos com os transportes públicos entre outras opções de locomoção., como Urber e táxi.
Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis: Belo Horizonte; Minas Gerais – Brasil
A Igreja de São Francisco de Assis também é conhecida com a Igrejinha da Pampulha, é um espaço privilegiado para quem busca viver a espiritualidade franciscana. No dia 4 de outubro, tem à festa do Padroeiro.
A igreja tem seus traçados feitos por Oscar Niemeyer, o seu paisagismo é assinado por Burle Marx e conta com quatorze painéis externos e internos por Candido Portinari os baixos-relevos em bronze foram esculpidos por Alfredo Ceschiatti, sem dúvidas é a marca da cidade e cartão postal de Belo Horizonte.
A Igreja de São Francisco de Assis, hoje, faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha e foi tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade, em 2016 ganhou um novo sentido cultural e quando recebeu a titulação de Patrimônio da Humanidade pela Organização da Nações Unidas (UNESCO) em Istambul, Turquia.
A Igreja foi construída em 1943, teve a sua Inaugurada em 1945 e foi considerada moderna demais para a época, sendo a primeira igreja modernista da arquitetura brasileira, não obteve a autorização da Cúria Metropolitana para ser consagrada e funcionar como um templo religioso, ficou fechada até 1959, quando finalmente passou a funcionar como templo religioso por D. João de Rezende Costa.
Na área externa você vai ter bela imagens em vários pontos, tanto com a imagem do lago como o belíssimo pôr do sol e outros pontos turísticos, muito procurado para casamentos, poderá encontrar um acontecendo e a entrada no seu interior há uma cobrança que verá ser informar no local como também seu horário para visitação.
Conhecida com a Igrejinha da Pampulha.
Lagoa da Pampulha: Belo Horizonte; Minas Gerais – Brasil
O Conjunto Arquitetônico da Pampulha torna-se uma grande atração de Belo Horizonte, cartão postal da cidade e a visita quase se torna obrigatória para quem vem em Beagá.
A volta completa pela Lagoa em média tem 18Km, poderá ser percorrido á pé, de carro ou bicicleta, vai da disposição de cada, há também uma linha de ônibus disponível que faz o percurso, com funcionamento de terça à domingo e nos feriados, sempre é bom se informar a disposição e horários com a direção viação em vigência.
As principais atrações na Lagoa da Pampulha: Igreja de São Francisco; Casa Kubitscheck; Casa do Baile; Museu Moderno; Parque Ecológico da Pampulha; Grande Área Verde para Recreação; Parque de Diversão Guanabara; ... e com mais detalhes você consegue ter em ângulos diferente imagens que irão te impressionar com belas paisagens e o cotidiano do dos moradores entre os vários visitantes, ideal para passar o dia, andar de bicicleta, fazer piquenique, descansar entre às sombras das árvores, aproveitar as paisagens dos vários mirantes.
Dica: Você vai se encantar com o pôr do sol no mirante localizado próximo ao encontro da Avenida Octacílio Negrão de Lima e a Alameda dos Flamboyants. (Vista com a Igreja São Francisco).
Em vários pontos da Lagoa consegue também visualizar o Ginásio Mineirinho e o Estádio Mineirão.
A Lagoa da Pampulha tem a inspiração projetada em seu conjunto arquitetônico por Oscar Niemeyer.
Mineirão: Belo Horizonte; Minas Gerais – Brasil
O Governador Magalhães Pinto mais conhecido como Mineirão, inaugurado em 1965 e faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha projetado pelo Oscar Niemeyer nos anos de 1942 e 1944, hoje é um dos símbolos mais importantes das atrações esportivas e dos diversos shows, palco de grandes partidas de futebol que está entre as paixões dos mineiros e também dos brasileiros.
Está localizada próxima a Lagoa da Pampulha e dentro do Mineirão os visitantes poderão conhecer o Museu Brasileiro de Futebol como também fazer um Tour guiado no estádio, ambos deverão ser devidamente agendados e para mais informações deverão procurar na direção do estádio.
Curiosidades na sua inauguração, no primeiro ano de 1965 em 5 de setembro teve o jogo entra a Seleção Mineira e o time do River Plate da Argentina, público estimado de 73.201 e foi 1 a 0 para os mineiros, com gol do jogador do Atlético, Buglê, a outra partida importante no ano da inauguração foi em 07 de setembro, a equipe do Palmeiras, time paulista, vestiu a camisa canarinho e representou a Seleção Brasileira completa, inclusive com seus reservas e comissão técnica e jogaram o amistoso contra a Seleção do Uruguai, os brasileiros levaram a melhor, ganharam de 3 a 0.
O Mineirão em 2003 foi tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte e em 2016 foi considerado como Patrimônio da Humanidade pelos membros da UNESCO em Istambul, na Turquia.
O Mineirão é o quinto maior estádio do Brasil.
Praça da Liberdade: Belo Horizonte; Minas Gerais – Brasil
A Praça da Liberdade é uma das atrações mais procuradas pelos turistas e também pelos moradores da região, construída no final do século XIX para sediar os prédios dos poderes mineiros, conta com belos edifícios em sua volta e com a transferência dos poderes para a nova sede, em 2010, tornou-se um grande complexo cultural com muitas atrações em seu redor, como o Roteiro do Circuito Cultural, também serve de inspiração para pratica de esportes, feira de artesanato, encontro de jovens e descansar em um dos cantinhos à sombra das árvores.
O Circuito Cultural da Praça da Liberdade encontra-se ao seu redor, são entre elas: Centro Cultural Banco do Brasil; Museu das Minas e o do Metal; Memorial Minas Gerais; Espaço do Conhecimento da UFMG; Casa FIAT de Cultura; Palácio da Liberdade; Centro de Arte Popular; Museu Mineiro; Biblioteca Pública Estatual.
Dica: Sempre procure com as direções dos locais para se informar sobre dias e horários e faça a sua agenda.
"A Praça da Liberdade também conhecida como Circuito Cultural Praça da Liberdade."
Biblioteca Pública Estadual: Belo Horizonte; Minas Gerais – Brasil
A Biblioteca Pública Estadual é popularmente chamada de "Biblioteca da Praça da Liberdade", por estar do lado da Praça da Liberdade.
A Biblioteca Pública Estadual é referência para as bibliotecas dos 853 municípios mineiros, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurado pelo então Governador Juscelino Kubitschek em 1954.
Compõe o complexo bibliotecário, também, o prédio Anexo Professor Francisco Iglesias, localizado na Rua da Bahia, 1889. Atualmente, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais integra o Circuito Cultural Liberdade.
As estátuas no lado externo da Biblioteca são conhecidas por: “Encontro Marcado”, retratam um encontro entre quatro escritores mineiros - Otto Lara Resende, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Hélio Pellegrino. Elas são feitas em bronze e em tamanho natural, pelas mãos de Leo Santana - artista plástico.
A Biblioteca Pública Estadual é a principal biblioteca pública de Belo Horizonte e uma das principais do estado de Minas Gerais.
Edifício Niemeyer: Belo Horizonte; Minas Gerais – Brasil
Edifício Niemeyer tem as suas curvas que encantam a quem passa pela Praça da Liberdade. As formas livres, característica inconfundível do arquiteto que projetou e dá nome ao residencial, o transformou em cartão-postal e ícone arquitetônico moderno.
O prédio foi projetado em 1951, com 22 apartamentos divididos em 11 andares e teve tombamento municipal, estadual e federal. A história, segundo a Fundação Municipal de Cultura de BH, foi Lúcia Machado Almeida, irmã do político Cristiano Machado, quem contratou Oscar Niemeyer em 1950.
Arquitetura: O edifício, projetado por Oscar Niemeyer, foi um dos primeiros do movimento moderno de Belo Horizonte e se tornou ícone nacional do estilo arquitetônico, segundo o arquiteto e urbanista da UFMG Leonardo Castriota. Ele destoa do conjunto da Praça da Liberdade, por não seguir a altura e os padrões dos prédios restantes.
Devido às formas livres e inovadoras para a época, o Edifício Niemeyer, até hoje, é estudado por universitários de arquitetura.
Prédio da Rainha da Sucata: Belo Horizonte; Minas Gerais – Brasil
O Prédio da Rainha da Sucata, também como Edifico Tancredo Neves, é uma construção com características arquitetônicas inovadora da sua época, projetos de Éolo Maia e Sylvio de Podestá, é bastante diferente das demais ao redor da Praça da Liberdade.
No prédio funciona ali o Centro de Atendimento ao Turista e o HUB Minas Digital.
Centro Cultural Banco do Brasil: Belo Horizonte; Minas Gerais – Brasil
Centro cultural Banco do Brasil construída na década de 1920 tem exposições de arte, filmes, peças, café e livraria.
Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico - IEPHA: Belo Horizonte; Minas Gerais – Brasil
O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais é uma fundação sem fins lucrativos vinculada à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.
Museu Memorial Minas Gerais Vale: Belo Horizonte; Minas Gerais – Brasil
O Museu Memorial Minas Gerais Vale é um museu artístico e cultural que esta dedicado às tradições do povo mineiro e fica localizado ao lado da Praça da Liberdade em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Ele era o antigo prédio da Secretaria da Fazenda e foi restaurado e adaptado para mostrar ao público a história de Minas Gerais.
MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal: Belo Horizonte; Minas Gerais – Brasil
O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, está localizado ao lado da Praça da Liberdade e foi inaugurado em 22 de março de 2010 com projeto arquitetônico de Paulo Mendes da Rocha e museógrafo de Marcello Dantas.
O museu faz parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade.
Palácio da Liberdade: Belo Horizonte; Minas Gerais – Brasil
O Palácio da Liberdade é o antigo local de trabalho do Governador de Minas Gerais, que agora é sediado no Edifício Tiradentes na Cidade Administrativa e teve a sua inauguração em 1898.
A arquitetura do Palácio da Liberdade é eclética, foi projetado pelo arquiteto José de Agalhães, com influência do estilo francês, requintes de acabamento e riqueza de elementos decorativos.
Em seu interior encontra-se: candelabros em bronze dourado, o piso em parquet, seus lustres em cristal, os painéis alegóricos, seus torreões, também a escadaria principal encomendada a uma empresa da Bélgica e seu rico mobiliário.
Na área externa encontram-se: jardins que foram projetados, originalmente, por Paul Villon com seu estilo inglês e foram ao longo do tempo, reformulados, assim, incluídos elementos decorativos como esculturas e as fontes.
O Palácio da Liberdade foi construído para ser a sede e o símbolo do governo.
Secretaria de Estado da Cultura: Belo Horizonte; Minas Gerais – Brasil
Secretária de estado de fazenda de Minas gerias: Belo Horizonte; Minas Gerais – Brasil
Cidade Universitária - Una Aimorés: Belo Horizonte; Minas Gerais – Brasil
Avenida Brasil: Belo Horizonte; Minas Gerais – Brasil
Minas Tênis Clube: Belo Horizonte; Minas Gerais – Brasil
O Minas Tênis Clube teve a sua primeira unidade inaugurada em 15 de novembro de 1935 e está localizada no bairro Santo Antônio, zona sul de Belo Horizonte, também esta muito próximo da Praça da Liberdade.
A sua Sede Social está localizada na esquina da rua da Bahia com rua Antônio Aleixo. Já o Prédio do Relógio é o coração do nosso Clube, localizado ao centro do terreno.
As duas edificações foram tombadas pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural da capital: a Sede Social e o Prédio do Relógio.
Mercado Central: Belo Horizonte; Minas Gerais – Brasil
O Mercado Central, inaugurado em 07 de setembro de 1929, encontra-se próximo a Praça Raul Soares, atualmente possui mais de 400 lojas, onde oferece serviço de informações bilingue e atrai todos os dias milhares de visitantes de todos os lugares do Brasil e do mundo.
No Mercado Central você vai encontrar temperos, aromas, sabores, crenças, cores: todas as características mais marcantes da cultura mineira, é o ponto turísticos para quem vem de fora e o encontro do povo mineiro, o espaço conta com vários botecos, comidas típicas, farinhas, café, doces, utensílios domésticos, flores, a feira tradicional com as frutas, verduras, carnes, peixes, embutidos, pimentas, em geral tudo que a feira tem para oferecer, os artesanatos da região, vários animais e aves de estimação, muita coisa que você imaginar em um só lugar e com aquele encantador jeito mineiro de atendimento que consegue te envolver com toda atenção e dedicação.
Para os simpatizantes dos times mineiros: Cruzeiro, Atlético Mineiro e o América Minero, tem boteco do Mercado Central com temas desses times e além de encontrar aquela cerveja gelada e os seus pratos tradicionais o: mexidoido chapado, tropeiro, torresmo de barriga, a feijoada, tira-gostos e a porção de fígado acebolado com jiló.
Não deixe também de degustar o pão de queijo com queijo da Serra da Canastra na chapa quente, tomar aquele delicioso cafezinho e levar o tradicional queijo mineiro, uai sô, só faltava ir em beagá e não levar um trem desse.
No estacionamento do Mercado Central, em 1972, foi inaugurada uma capela, a Capela de Nossa Senhora de Fátima, assim reconhecida pela Arquidiocese de Belo Horizonte, nela se encontra uma imagem de Nossa senhora de Fátima trazida de Portugal que foi doada por uma senhora portuguesa.
Há também visitas guiadas e uma Cozinha Escola em parceria com a Itambé, funciona desde 2019, além de promover aulas gratuitas, Workshop “Pitada de Uai”, mais informações pedir orientações com a direção do Mercado central.
Os horários de funcionamentos são de segunda á sábado das 08h às 18h e domingos e feriados das 08h às 13h, procure sempre se informar com eventuais mudanças coma direção do Mercado Central.
Um dos três melhores mercado do mundo.
Mercado Central de Belo Horizonte, é mais que um mercado, um ponto de encontro.
Edifício Liberdade: Belo Horizonte; Minas Gerais – Brasil
Catedral de Nossa Senhora de Boa Viagem: Belo Horizonte; Minas Gerais – Brasil
A Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem com seu estilo neogótico tem seu interior repleto de vitrais e seu altar construído de mármore de carrara começa a sua história no início do século XVIII, em 1709 com o português Francisco Homem Del Rey teve a autorização da Coroa e trouxe uma imagem da padroeira dos navegantes portugueses, Nossa Senhora da Boa Viagem e assim ergueu uma pequena capela de pau-a-pique para abriga-la, na rota dos tropeiros que passavam pela região e assim a igrejinha passou a ser conhecida como a padroeira dos viajantes.
Como o tempo ouve a necessidade de ampliar seu tamanho pelo número crescente de fieis e em 1923 passou a ser atual Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem.
O Conjunto arquitetônico hoje é composto pela nave, a capela São Pedro Julião Eymard, a casa paroquial e o alojamento da adoração noturna.
Hoje ela tem um valor histórico, artístico e cultural que a torna um espaço de visitação e atração turística.
Basílica Nossa Senhora de Lourdes: Belo Horizonte; Minas Gerais – Brasil
A Basílica Nossa Senhora de Lourdes, também conhecida como a Igreja de Lourdes, apresentava-se em 1922 como uma obra inacabada, seus fiéis fizeram a sua primeira celebração junto ao bispo Dom Cabral e em 19 de março de 1923, a igreja era elevada à categoria de paróquia. Seu primeiro pároco foi o Padre Sebastião Pujol e em 1958, aconteceu a solenidade de sagração da Igreja de Lourdes, elevada, por ato do Papa Pio XII, à categoria de Basílica.
A igreja é composta por três naves e possui 47 metros de comprimento e 17 de largura. Dentro do santuário há três imagens de Nossa Senhora de Lourdes: uma em madeira, usualmente levada em procissões e coroações; uma esculpida em gesso, com mais de 100 anos, localizada na Gruta de Lourdes; e outra no altar-mor, que veio do Rio de Janeiro para marcar a sagração da igreja à categoria de basílica.
A igreja tem seu estilo predominantemente neogótico e teve sua construção concluída em 1923. O autor do projeto é Manoel Túnes, e a construção foi feita por Antônio Gonçalves Gravatá.





























































































































































































































































































































































































































































































Comentários