Jaguariúna, São Paulo - Brasil
- Rogério e Rita

- 30 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de set. de 2022
A cidade está ao lado de Campinas / SP e próxima de São Paulo / SP, tem o turismo rural como destaque e vários pontos de visitação, como a Matriz Centenária e parques de esporte e lazer, Jaguariúna preserva um significativo patrimônio histórico-ferroviário, com o trem turístico “Maria Fumaça” e o Museu Ferroviário. A antiga Estação Mogiana, hoje um Centro Cultural, é um dos principais pontos de encontro da cidade.
Estação de Jaguariúna - Maria Fumaça
A estação foi aberta pela Cia Mogiana de Estradas e Ferro em 1945 substituindo a antiga Jaguari de 1875, sendo a antiga demolida, ela foi fechada em 1977, em 1981 a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) reativou para servir como estação de passageiro terminal e também como deposito de locomotivas, carros e vagões para o trem turismo da VFCJ.
“A estação de Jaguariúna e conhecida como a "Estrela da Mogiana", ela é bem charmosa, ao lado tem a feira de artesanato, ótimo para compras de lembranças, museu ferroviário para visitar e restaurante.”
Parque dos Lagos de Jaguariúna
O parque é considerado um dos principais e maiores da cidade, ela tem 70 mil m² de natureza junto com a tranquilidade, no total são três lagos com peixes, patos , cisnes e tartaruga além de vários tipos de pássaros.
“O parque oferece quiosque para lanches, playground para criança, quadras de bocha e malha como também de futebol e boa área de trilhas para caminhadas.”
Dica: Há um Túnel subterrâneo que interliga o local a outra área verde que conta com projeto paisagístico do parque.
Igreja Matriz Centenária de Jaguariúna
A Igreja Matriz de Santa Maria, conhecida como Matriz Centenária, começaram sua fundação em 1889 e concluída em 1894 e devidamente oficializada em 1892.
“A Igreja tem um estilo de templo gótico-bizantino, na sua praça instalou-se na época um chafariz, destinado ao abastecimento de arredores e um monumento comemorativo à iniciativa do Coronel Amâncio Bueno.”

Fonte de pesquisas de algumas informações:
https://municipio.jaguariuna.sp.gov.br/turismo/



































































Comentários