top of page

Ouro Preto; Minas Gerais – Brasil

  • Foto do escritor: Rogério e Rita
    Rogério e Rita
  • 11 de fev. de 2023
  • 12 min de leitura

Atualizado: 17 de fev. de 2023

Ouro Preto, município brasileiro do estado de Minas Gerais localizado na região sudeste do país, em média tem 74 mil habitantes, e foi fundada em 1711, por meio da fusão de diversos arraias pelos bandeirantes. No século XVIII era uma das principais áreas do ciclo do ouro e chegando a ser a cidade mais populosa da América Latina, atualmente é uma cidade histórica, sendo o primeiro sitio brasileiro considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, recebido em 1980, também considerada patrimônio estadual em 1933 e monumento nacional em 1938.

A maior parte do intenso fluxo turístico estão focado na arquitetura e importância histórica, porém, o município possui um rico e variado ecossistema em sua volta, como: cachoeiras, trilhas seculares e uma enorme área de mata nativa, protegida pelos Parques Estaduais, entre eles, um dos pontos de ecoturismo mais frequentado é o Horto dos Contos, fundado em 1799, o parque foi o segundo jardim botânico criado no Brasil, em uma área de 32 hectares de extensão, oferecendo 2,5 km de trilha em pleno centro histórico.
No município também está localizada a Estação Ecológica Estadual do Tripuí, unidade de conservação mantida pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais.

Ouro Preto depende fortemente do turismo, e a cidade também possui importantes indústrias metalúrgicas e de mineração. As principais atividades econômicas são o turismo, as indústrias de transição e as jazidas minerais subterrâneas como ferro, bauxita, manganês, talco e mármore.
Outra importante fonte de financiamento para o município são os alunos da Universidade Federal de Ouro Preto e da Academia Federal de Minas Gerais, principalmente da região sudeste do Brasil.


Patrimônio Histórico:

Recentemente, Ouro Preto foi eleita uma das Sete Maravilhas do Brasil em eleição organizada pela Revista Caras e Banco HSBC.

Ouro Preto, também conhecida como "museu a céu aberto", preserva uma vasta extensão de casarões coloniais praticamente intactos e é tão famosa no Brasil e no exterior que a cidade histórica é listada como Patrimônio Mundial da UNESCO. A organização destaca a autenticidade, integridade e originalidade de seus panoramas urbanos como obra-prima do gênio humano, sua importância histórica como sede da Inconfidência e um próspero centro cultural, e seus relevos de grandes monumentos religiosos, onde os grandes mestres peças teatrais, como Aleijadinho e Ataíde, que deixaram obras que se tornaram os primeiros sinais de um verdadeiro brasileiro.

Tornou-se particularmente famosa por suas igrejas, muitas delas ricamente decoradas e de altíssima importância artística e histórica, como, por exemplo, a Igreja de São Francisco de Assis, a Catedral do Pilar, a Igreja de Nossa Senhora de Antoni Odias, Capela Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e Padre Faria.

Pontos Turísticos em Ouro Preto:

Em Ouro Preto você vai encontrar dezenas de igrejas, museus, mirantes, casarões colônias, e outras atrações turísticas, se faz necessário um mapa da cidade, ideal para fazer um planejamento, dependendo do seu tempo, pois é uma cidade repleta de ladeiras, há também guias turísticos credenciados, com ou sem transportes, vai do seu interesse e valor disponíveis, sempre se oriente com as taxas de visitações, tem vários pontos que cobram as entradas.

Na maioria das vezes o ponto de partida é a Praça Tiradentes que esta no centro de Ouro Preto, as principais igrejas para visitações são: a Igreja de São Francisco de Assis, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Igreja de Santa Efigênia. Tem turistas que consegue visitar elas em um dia, terá que correr muito, mas o ideal seria ficar alguns dias, para fazer de forma mais tranquila e aproveitar bem seus detalhes que impressionam a todos.

Museus de Ouro Preto:

Os museus de Ouro Preto, poderá começar à conhecer o Museu da Inconfidência, espaço que preserva parte importante do período em que o Brasil era colônia e passava pelo processo de independência. As mais belas peças de arte sacra em exposição de Ouro Preto são o Museu Aleijadinho, o Museu do Oratório e o Museu de Arte Sacra de Ouro Preto. Alguns belos exemplares da arquitetura colonial vão encontrar na Casa da Ópera, o Museu da UFOP, a Casa de Tomás Antônio Gonzaga, a Casa dos Contos e a Casa dos Inconfidentes.

A cidade possui instituições que preservam diversos acervos, como o Museu da Reconstrução, o Museu de Ciência e Tecnologia da Escola de Minas, o Museu da Inconfidência, o Museu da Música, o Museu da Casa dos Contos, o Museu do Oratório, o Museu da Casa Guignard, o Museu da Farmácia do Oratório, o Museu de Arte Sacra do Pilar, o Museu Aberto Cidade Viva e o Museu Aleijadinho, além do Museu do Ouro, onde foram encontradas diversas pedras preciosas.

Estação Ferroviária de Ouro Preto:

A estação ferroviária de Ouro Preto foi construída em 1888 em estilo barroco colonial como parte do então ramal Ouro Preto (depois ramal Ponte Nova) da estrada de ferro Dom Pedro II, que tinha como objetivo ligar a cidade (então capital da província) a Nas Gerais ) para o Rio de Janeiro, onde fica a Corte Real. É um dos edifícios históricos tombados mais importantes da cidade.

Foi desativado na década de 1990 e reaberto em 2006 com uma grande reforma, que incluiu a restauração do aterro ferroviário. Atualmente, a estação serve como terminal para turistas no Trem da Vale, operado pela mineradora Vale, que liga Ouro Preto com a vizinha cidade de Mariana, passando pela bela paisagem da região entre montanhas, serras e cachoeiras. Os trens partem da estação todas as quartas, quintas, sextas, sábados, domingos ou feriados.

Casa da Ópera de Ouro Preto:

Ouro Preto abriga o Teatro Municipal de Ouro Preto, a mais antiga sala de operações da América Latina. Após a restauração, a Opera House (anteriormente chamada) reabriu ao público em 2007.

A ópera foi construída pelo empreiteiro português João de Souza Lisboa, com o apoio do Capitão Governador, Conde Valladares, e de seu secretário, o poeta Claudio Manuel da Costa. Fica próximo à Igreja do Carmo, em terreno íngreme, e foi inaugurado em 6 de junho de 1770, para comemorar o aniversário do rei Dom José I.

O clima em Ouro Preto:

O clima predominante é o tropical, característico das regiões montanhosas, com chuvas durante os meses de outubro a abril e geadas ocasionais em junho e julho.

Se você procura um clima estável e sem chuva, a melhor época para visitar Ouro Preto é de abril a setembro, quando as noites são frias, os dias começam com neblina, mas logo aparece o céu azul e a temperatura é amena.

Saiba mais sobre quando ir para Ouro Preto, meses mais:
Secos - maio-agosto
Frios - junho-agosto
Quentes - setembro-abril
Chuvosos - novembro-março

Como chegar a Ouro Preto:

Ouro Preto está localizada a apenas 102 km da capital Belo Horizonte, em média demora 02 horas de viajem, e o aeroporto mais próximo de Ouro Preto é o Aeroporto de Confins (CNF), que fica a 145 km da cidade, em média leva 02 horas e 30 minutos. Você deve sair do aeroporto de Belo Horizonte ou Confins. Vale ir de carro, ônibus ou até Uber, que costuma levar turistas até Ouro Preto.

A melhor rota de Belo Horizonte a Ouro Preto é pela BR-356. Digamos que a estrada é linda! Para quem viaja de ônibus, há uma grande variedade de horários partindo de BH e também do Rio de Janeiro e São Paulo. Se o pedido for Uber, ligue para o carro e diga que o destino é Ouro Preto.


Igreja São Francisco de Assis: Ouro Preto; Minas Gerais – Brasil

A Igreja de São Francisco de Assis, uma das mais importantes obras de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, é uma das mais visitadas de Ouro Preto e é um grande símbolo do barroco e rococó mineiro. Além de Aleijadinho, a igreja também tem obras de Mestre Ataíde, que pintou o teto da nave da igreja, que representa a Assunção da Virgem Maria e está entre suas obras mais premiadas.

Localizada no coração do centro histórico, está de frente da casa de Tomás Antônio Gonzaga (inconfidente que marcou a história de Ouro Preto), esta igreja presenciou importantes acontecimentos na antiga Vila Rica.

A construção da Igreja de São Francisco de Assis data da segunda metade do século XVIII e a maior parte de seus detalhes são atribuídos a Aleijadinho. É seu o desenho da igreja, do portal (incluindo esculturas), da tribuna do altar-mor, da capela-mor e também dos altares laterais.

É a mais procurada e sendo a mais importantes das atrações de Ouro Preto.

Há um custo para fazer a visitação interna, se informar no local, não são permitidas tirar fotos do interior da igreja.
De frente a igreja está a Feirinha de Artesanato do Largo do Coimbra é uma marca registada da Igreja de São Francisco de Assis.



Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões: Ouro Preto; Minas Gerais – Brasil

A Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões, por muitos é conhecida como Mercês de Baixo, foi construída em meados do século XVIII e tem como destaque o arranjo da primitiva capela-mor, obra de Aleijadinho.


Apesar do altar desenhado por um grande artista, o interior da igreja é bastante simples.

As Mercês de Baixo situam-se em cima de uma colina, escondidas no meio de uma zona residencial e destaca-se na paisagem urbana.



Igreja de Nossa Senhora do Carmo: Ouro Preto; Minas Gerais – Brasil

Igreja de Nossa Senhora do Carmo tem uma grande escadaria que conduz até ela e que permite apreciá-la em toda a sua plenitude. Com projeto de Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo encanta os visitantes até por fora, onde a fachada apresenta belos traços e anjos barrocos. A estrutura do século XVIII está entre as mais belas de Ouro Preto.

O edifício inclui ainda um prolongamento, que antigamente era a Casa do Noviciado do Carmo e hoje é sede do Museu do Oratório.

Há um custo para fazer a visitação interna, se informar no local, não são permitidas tirar fotos do interior da igreja.

O interior da igreja ainda guarda uma bela surpresa, o altar-mor foi desenhado pelo Mestre Ataíde.
Acredita-se que Aleijadinho tenha participado do projeto final.



Igreja São Francisco de Paula: Ouro Preto; Minas Gerais – Brasil

As duas torres da Igreja de São Francisco de Paula, inconfundíveis, estão entre as mais belas de Ouro Preto. Está localizada em um morro e rodeada de muito verde, a igreja parece isolada de toda a cidade. É a mais alta de Ouro Preto e pode ser vista de vários pontos, sempre formando uma bela paisagem, também, do alto da ladeira que leva à Igreja de São Francisco de Paula, tem-se uma vista maravilhosa de Ouro Preto e do cemitério que a cerca.

O interior da igreja não é um dos mais ricos da cidade. Na verdade, tem um altar e decorações muito simples e é ainda mais bonito por fora. A igreja, que foi projetada por Francisco Machado da Cruz, foi a última a ser construída no período colonial, a obra foi executada no século XIX.

Não há custo para fazer a visitação interna, não são permitidas tirar fotos do interior da igreja.

Quem puder estar no período do pôr do sol, vai se encantar com o fundo, formando um belo espetáculo de imagens.
A pintura de São Francisco de Paula, que pertence à igreja, é atribuída a Aleijadinho.



Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição: Ouro Preto; Minas Gerais – Brasil

Na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição está localizada o túmulo do artista Aleijadinho e também do seu pai, também conhecida como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, é um dos mais belos exemplares barrocos da cidade de Ouro Preto.

A construção definitiva da igreja ocorreu entre 1727 e 1746. O projeto foi executado por Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho.

O rico interior original está passando por um longo processo de restauração, enquanto a fachada sofreu intervenções no século XIX e não é mais original.

Dentro da Igreja Nossa Senhora da Conceição, na sala cripta e na sacristia, está o Museu da Aleijadinho (fechado temporariamente enquanto a igreja passa por obras de restauração).

No interior encontram-se também os túmulos de Manuel Francisco Lisboa e Aleijadinho.
A paróquia é uma das mais antigas da cidade, datada em 1707.



A Casa do Aleijadinho: Ouro Preto; Minas Gerais – Brasil

Até hoje, é certo que a casa foi residência dos pais do artista, considerado um mestre barroco.

Uma casa simples com paredes de taipa e pedra se destaca nas ladeiras de Ouro Preto, está localizada ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, encontra-se uma placa de madeira entalhada que diz ser a casa de Aleijadinho.
Mesmo os vendedores, que estão ao seu redor, ousam dizer que Aleijadinho morou ali por muito tempo. Dizem que ele nasceu lá.



Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia: Ouro Preto, Minas Gerais – Brasil

A Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia, também conhecida como Mercês de Cima, não está entre os principais visitantes. Com torre projetada por Manuel Francisco de Araújo, o projeto é simples e a igreja é pequena, mas ainda é uma das obras-primas do século XVIII de Ouro Preto.

Ao lado da igreja tem um pequeno cemitério.

Se der tempo, veja o pôr do sol do alto da igreja e terá uma bela paisagem.

A igreja está permanentemente fechada não sendo possível visitar seu interior.
Subindo na mureta que está ao lado da igreja, consegue-se ter uma bela vista da igreja de São Francisco de Paula.



Museu da Inconfidência: Ouro Preto; Minas Gerais – Brasil

Construída no século XVIII, o Museu da Inconfidência é um ícone de Ouro Preto e está de frente a Praça Tiradentes. O espaço é dedicado à história da cidade, especialmente ao período que marcou o processo de independência do Brasil.

O prédio, originalmente Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica, virou museu quando, a pedido do então presidente Getúlio Vargas, os restos mortais das figuras que participaram da Inconfidência Mineira foram repatriados da África, para onde haviam sidos deportados.

A coleção atual tenta não apenas apresentar a história da inconfidência, mas também resgatar a história da vida social, política e artística de Minas Gerais do século XVIII ao XIX. O passeio é interessante, repleto de belas peças de arte, móveis, roupas, objetos e documentos que remetem ao passado.

Há um custo para fazer a visitação interna, se informar no local, não são permitidas tirar fotos do interior do museu.

Boa dica, seria uma ótima maneira de começar sua visita a Ouro Preto e tornar sua viagem muito mais agradável.
Funcionava no local como presídio e aos poucos se transformou em museu.



Praça Tiradentes: Ouro Preto; Minas Gerais – Brasil

A Praça Tiradentes, principal ponto de partida dos turistas que querem conhecer Ouro Preto, é a mais badalada e movimentada de toda a cidade. Localizada no coração de Ouro Preto, a praça ganhou o nome atual em homenagem ao inconfidente Tiradentes, que teve a cabeça exposta no local quando Ouro Preto ainda era a antiga Vila Rica.

No século XVIII, a atual Praça Tiradentes era conhecida como Morro de Santa Quitéria e servia de divisão para duas freguesias: Antônio Dias e Pilar.

Hoje, a praça abriga importantes atrações de Ouro Preto e algumas das mais belas construções coloniais da cidade.

Em frente A Praça Tiradentes, vamos encontrar o Museu da Inconfidência (antigo prédio de câmara e catedral e uma excelente forma de começar a visita à cidade), no seu redor, o Museu de Ciência e Tecnologia da Escola de Mineração/UFOP (antigo Palácio dos Governadores) e como Centro Cultural e Turístico do sistema FIEMG.

O centro da praça é marcado pela estátua de Tiradentes e de lá é possível caminhar pelas duas principais ruas de Ouro Preto, Rua Direita (ou Rua Conde da Bobadela) e Rua Cláudio Manoel.

Para quem quer se hospedar em Ouro Preto a Praça Tiradentes se torna uma excelente referência.
O pôr do sol na Praça Tiradentes vai encontrar um espetáculo de imagens, vale a pena conferir.
Na Praça Tiradentes encontram-se diversos comércios como: restaurantes típicos mineiros, joalherias, serviços turísticos e lojas de artesanato.



Feira do Artesanato: Ouro Preto; Minas Gerais – Brasil

Conhecida como "Feirinha de Pedra Sabão", a Associação de Expositores do Largo do Coimbra (ADELC) reúne-se desde 1995 em frente à Igreja de São Francisco de Assis para vender e expor as suas obras, mas a associação foi oficialmente fundada em 1999.

Conta-se que alguns artesãos se reuniam aqui desde 1973, e fontes históricas apontam que o espaço onde se encontram as bancas teria sido um mercado de troca e venda de bens e serviços desde 1824.

Atualmente, a feira conta com mais de 50 vendas barracas para melhor atender turistas de todo o Brasil e do mundo. Este espaço comercializa bijuterias como colares, brincos, anéis e pulseiras, camisetas e chapéus bordados, pedras preciosas e enfeites de pedra-sabão. Ótimo lugar para comprar presentes e lembrancinhas em Ouro Preto.
Em 2016, o município de Feirinha de Pedra Sabão recebeu o título de Bem Público.



A Casa Gonzaga: Ouro Preto; Minas Gerais – Brasil

O casarão do século XVIII, em frente à Igreja de São Francisco, foi residência do poeta e rebelde Tomás Antônio Gonzaga, ficou por 6 anos, trabalhando como mediador em Vila Rica.

A Casa é um ótimo exemplar da arquitetura colonial e uma boa chance de ver como era a propriedade por dentro.

Hoje, a instalação funciona como centro de atendimento ao turista e secretaria de turismo, mas as instalações estão abertas para visitação.

Nas salas é possível ver alguns objetos e móveis da época e conhecer um pouco mais sobre o romance entre Tomás Antônio Gonzaga e Maria Dorotéia Joaquina de Seixas, para quem o poeta deixou diversas cartas de amor em verso e prosa.

Tomás Antônio Gonzaga foi preso em 1789, membro de grupo que lutava pela Inconfidência Mineira.
Nos fundos há um imenso jardim, você poderá apreciar a bela vista das janelas onde o poeta viu sua amada.



Restaurante Jacubas: Ouro Preto; Minas Gerais – Brasil

O Restaurante Jacubas está localizado perto da Casa do Aleijadinho e da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição na Rua Bernardo de Vasconcelos, número 98, é um local conhecido por servir a culinária brasileira, a sua especialidade é a oferta de saborosas batatas fritas, boa sopa e saborosas pizzas, o ambiente encanta com belas decorações e estilos regional.
Fotos também ao redor do restaurante.



Fonte de pesquisas de algumas informações:
https://ouropreto.org.br


 
 
 

Comentários


WhatsApp Image 2022-09-16 at 17.43.56.jpeg

Olá, que bom ver você por aqui!

Aqui tem algumas imagens e vídeo com nossos  relatos  sobre a viagem e as experiências mais marcantes que vivemos, ...

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter

A vida é uma viagem. Aproveita bem o caminho.

bottom of page