Recife; Pernambuco - Brasil
- Rogério e Rita

- 26 de out. de 2022
- 3 min de leitura
Recife capital de Pernambuco e é a primeira capital do nordeste, localizada assim, na Região Nordeste do pais, distingue-se pelos seus vários rios, pontes, ilhéus, penínsulas e manguezais com suas próprias características geográficas, surgiu como "Ribeira de Mar dos Arrecifes dos Navios" no ano de 1537, na principal área portuária da Capitania de Pernambuco, a mais rica capitania do Brasil Colônia, era conhecida em todo o mundo comercial da época pela cultura da cana-de-açúcar e o pau-brasil (pau-de-pernambuco), no século XVII, a cidade chegou a ser a sede da colônia Nova Holanda por vinte a quatro anos, entre outras diversas histórias culturais. O Centro Histórico de Recife, representa em conjunto com seus sítios históricos, um dos mais valiosos patrimônios barrocos do Brasil, são eles: Olinda, Igarassu e dos Guararapes.
Recife é a metrópole mais rica do nodersdete e a sétima do Brasil, também conhecida como "Veneza Brasileira", o romancista francês Albert Camis, em 1949, comparou a capital a outra cidade italiana.
Como chegar em Recife:
Pela nossa viagem, descemos no Aeroporto Internacional do Recife / Guararapes Gilberto Freyre, bem pertinho de Recife, em média 16 km, são vários meios de chegar, por terra, água ou ar, além do aeroporto, tem terminal rodoviário e um complexo portuário com terminal marítimo de passageiros que recebem navios e cruzeiros.
Pontos Turísticos de Recife - Recife/PE
São vários pontos turísticos em Recife, dá para fazer roteiro de 01 à 07 dias, e com certeza, não vai conhecer todos, por terem muitas paisagens encantadoras, algumas principais são: Bairro do Recife; Bairros de Santo Antônio e São José; Bairro da Boa Vista; Santo Amaro; Torreão; Encruzilhada; Casa Forte; Apipucos; Poço da Panela; Madalena; Cordeiro; Várzea; Praia de Boa Viagem e arredores; Espinheiro; Graças; Aflitos; Jaqueira entre outros, e para quem vai em época de Carnaval tem o Carnaval de Recife.
Bairro de Recife - Recife/PE
O centro histórico de Recife está interligado ao continente por quatro pontes, é uma pequena ilha, onde tem os antigos prédios e casarões.
Dica: é possível de se fazer o caminho indo a pé, pois é relativamente pequeno os percursos.
Marco Zero de Recife - Recife/PE
O Marco Zero de Recife começa pela Praça Barão do Rio Branco está bem próximo à Rua do Bom Jesus.
“Aqui é o início das principais atrações do Recife Antigo.”
Embaixada dos Bonecos Gigantes de Olinda - Recife/PE
Muito conhecida por ser transmitidas nos meios de comunicação em época de carnaval, na Embaixada de Pernambuco, eles ficam à disposição para visitas, em média são 63 bonecos na exposição permanente, claro que em época de carnaval, não estarão disponíveis. Em média a altura deles são em 3,90 metros, em uma estrutura de fibra de vidro e demais adereços que proporciona uma melhor adaptação ao folião que vai utilizar, eles surgirão no ano de 1919 e dando sequência em 1929 até os dias atuais.
O espaço está localizado à na Rua do Bom Jesus, nº183; Recife Antigo.
“Da nova geração são mais de 300 bonecos.”
Bonecos de Cera com Trajes de Época - Recife/PE
O Museu de Cera conta com várias esculturas que representam a cultura nordestinas como: Lampião e Maria Bonita, Caboclos de Lança do Maracatu, Passista de Frevo, Boi do Carnaval, Chacrinha, uma réplica de três metros do Zeppelin entre outros, ela está localizada na Praça do Arsenal no Bairro do Recife Antigo, também se encontra, aos cuidados da Embaixada de Pernambuco. O passeio é realizado com um guia e vale a pena prestar a atenção, pois serão relatadas, um pouco, das histórias dos bonecos e seus trajes.
Dica: É possível fazer as duas atrações, os bonecos e o Museu de Cera, com um valor promocional, as duas entradas podem ser compradas juntas, como combo, já que quem organiza é a Embaixada de Pernambuco, se informem no local.
“Fica na espera que no final da visita tem uma apresentação de frevo.”
Passeio de Catamaran pelo Rio Capibaribe - Recife/PE
O passeio de Catamaran pelo Rio Capibaribe em Recife, é muito procurado pelos visitantes, a bordo de um barco, percorre as três ilhas do centro de Recife: Santo Antônio, Recife Antigo e Boa Vista e a passa por debaixo das principais pontes: do Limoeiro, Princesa Isabel e Duarte Coelho. Durante o passeio vamos encontrar, bem de perto, o Parque das Esculturas, ela foi desenvolvida para comemorar os 500 anos do descobrimento do Brasil.
O Parque das Esculturas conta com diversas esculturas produzidas pelo artista Francisco Brennand.
Durante o passeio, apreciamos as belas paisagens como: Praça do Marco Zero, o Ginásio Pernambucano, a Assembleia Legislativa, o Teatro de Santa Isabel e o Casario da Rua da Aurora.
“Veneza Brasileira no tradicional passeio de Catamaran”
Fonte de pesquisas de algumas informações:
https://visit.recife.br/































































































































































Comentários